Manual de Verão: bronze perfeito!

Em pleno verão, a mulherada adora pegar uma corzinha, e manter aquele bronzeado perfeito, mas nem todo mundo tem tempo para curtir o sol. Mas se você tem planos de ir para a praia no fim de semana ou pelo menos de curtir o verão na piscina, ainda assim é possível ficar com uma cor bonita, de fazer inveja a qualquer um.

Primeiro, vamos esclarecer aqui que a radiação ultravioleta vinda do sol é composta por duas outras radiações diferentes, a UVA e a UVB. A UVA está associada ao envelhecimento da pele e é intensa durante todo o dia, enquanto a UVB provoca as queimaduras solares e é mais intensa das 10h às 16h, horário em que a exposição ao sol deve ser evitada.

Portanto, é preciso estar atenta aos protetores solares, que devem apresentar proteção contra essas duas radiações (UVA e UVB). Vale lembrar também que o protetor não impede o bronzeamento, mas sim permite que ele seja mais seguro e duradouro. Então, sem desculpas!

Veja abaixo 7 dicas para conquistar a cor bronzeada que o verão pede:

1- Alimentação laranja

Alguns alimentos aceleram o bronzeamento por conterem vitamina A e betacaroteno, que aceleram a pigmentação da pele e também mantêm o bronzeado de uma maneira saudável, diferente dos bronzeadores. Invista em mamão, cenoura, acerola, abóbora e em folhas verde escuras, como espinafre, brócolis, entre outras.

2- Nutricosméticos

Os famosos cosméticos em cápsulas. Elas contêm uma quantidade já suficiente de betacaroteno, vitaminas e antioxidantes que a pessoa deveria ter para o bronzeado. Quantidade essa que é difícil conseguir só com alimentos. Além disso, combatem os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento prematuro da pele, mas é claro que não dispensam o uso do protetor solar.

3- Hidratação 

A pele precisar estar bem hidratada antes e após tomar sol. Crie o hábito de passar hidratante no corpo duas vezes ao dia, preferencialmente após o banho. Faça o mesmo com o rosto, mas escolha um produto específico para essa área e que seja compatível com seu tipo de pele.

4- Banho frio 

Aproveite que é verão e esqueça os banhos quentinhos que você toma nos dias gelados. A água quente resseca a pele, o que deixa ainda mais sensível e com propensão a descascar.

5- Protetor solar 

Proteger a pele do sol é fundamental, até mesmo para quem quer conquistar a cor bronzeada perfeita. Sem ele, a pele fica muito agredida, ardida e em um curto espaço de tempo. O valor do filtro solar também não deve ser tão baixo. O fator 30 é o ideal. Para o rosto, conte com fator mínimo de 40.

6- Horários 

Hoje em dia, o sol é perigoso em qualquer horário. Mesmo assim, se você puder, deve escolher tomar sol antes das 9h ou após às 17h (horário de verão). Além disso, evite ficar exposta ao sol durante muito tempo. Uma hora por dia é o ideal.
Se você só tem um final de semana para pegar uma corzinha, tente alternar os horários, pegando um pouco de sol pelo começo da manhã e mais um pouco no final da tarde.

7- Autobronzeador 

Depois que voltar da praia ou da piscina, se tiver seguido todas as dicas, pode fazer uma complementação do bronzeado com um autobronzeador. Essas loções não trazem risco à saúde, pois não bronzeiam de fato, eles tingem a pele em um tom marrom-alaranjado. Entretanto, devemos ter cuidado na aplicação, que deve ser homogênea para que a pele não fique com tons diferentes.

Dica de saúde: É importante deixar claro que o simples fato de a pele ficar bronzeada já é uma resposta do organismo à agressão causada pelo sol – o que já é prejudicial, pois sabe-se que o sol envelhece a pele, gera manchas em longo ou curto prazo e pode dar câncer. Lembre-se de sempre tomar sol com bastante cuidado e moderação.

Beijinhos…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s